domingo, 6 de junho de 2010

Época classica




Atribui-se a designação de época clássica a este período literário pois tem como referências estéticas e culturais a cultura clássica greco-romana e adopta as formas e géneros do Renascimento italiano. Nestes cerca de 3 séculos incluem-se vários movimentos estéticos: o classicismo, o maneirismo, o barroco e o neoclassicismo.
Durante o período do Renascimento assistiu-se a uma série de importantes progressos técnicos e científicos. O homem tornava-se centro de interesses cada vez mais alargados, pelo que se procuravam na cultura antiga respostas às novas questões surgidas. Por isso se atribui a designação de Renascimento a este movimento pois, para este novo espírito, a Idade Média surgia como um período de trevas e de esquecimento dos grandes valores do classicismo greco-latino.
Em 1445-1463 o mundo católico foi abalado pelo Concílio de Trento, que consumou a separação das duas igrejas, católica e protestante. Com a Contra – Reforma, instaurou-se em Portugal a Inquisição, em 1536, órgão cujas funções eram punir os crimes contra a fé cristã e censurar todas as obras editadas.
Ao longo do séc. XVI o sentimento de optimismo e de confiança nas capacidades humanas foi seriamente abalado. Gerou-se um clima de instabilidade e pessimismo, que se reflectiu numa ruptura com os cânones estéticos do Classicismo, ruptura que caracteriza o Maneirismo.
O Barroco está ligado ao desenvolvimento das cortes absolutistas europeias. A arte barroca é reflexo da grandiosidade da vida da corte.
Os ideais de tolerância, de liberdade chegavam a um público cada vez mais alargado: existia uma exigência de racionalismo que se estendia também às artes. A subida ao poder do marquês de Pombal proporcionou sérias transformações: travou o poder da Inquisição e expulsou os jesuítas que dominavam o ensino.
Este período marca a passagem do escritor de um regime de mecenato (dependente da coroa, de um senhor nobre) para o do seu estabelecimento autónomo, para a profissionalização do ofício de escritor.
A literatura neoclássica – de recuperação de certos valores do classicismo – representa uma evolução no sentido do aburguesamento da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário