domingo, 6 de junho de 2010

Arte Gótica








Período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500). A origem do termo gótico nada tem a ver diretamente com os godos, a antiga nação germânica que invadiu o Império Romano no século V.Todavia é de supor-se que gótico de alguma maneira lembra algo como “bárbaro”, isto é, um estilo do tempo dos bárbaros, quando os godos atropelavam a civilização romana.
Originou-se de uma denominação utilizada pelos refinados artistas renascentistas para designar genericamente um estilo artístico que achavam de mau gosto, exótico , carregado de apelos decorativos e pelo exagero da altura das suas torres. O gótico, igualmente como o romântico, caracterizou-se predominantemente por ser um estilo grandioso de construções religiosas, foi a arte por excelência das magníficas catedrais européias.
A multiplicação delas por toda a Europa Ocidental deveu-se ao prestigio universal da Igreja Católica e da religião cristã, e resultou da competição entre as cidades lentamente enriquecidas pela Revolução Comercial, transformação econômica que deu seus primeiros passos ao redor dos séculos XI e XII ( na região do Flandes, ao redor do rio Reno e do Rio Sena) tendo como consequencia a ressurreição da vida urbana. Cada cidade da Europa Ocidental tratou então de erguer uma catedral cuja torre fosse a mais alta possível, não somente para melhor atrair o olhar protetor de Deus, como para celebrar a excelência das suas corporações de ofícios em competição com as outras das demais cidades vizinhas.
O gótico, originalmente, foi um estilo marcadamente francês. Do território da França atravessou o Reno penetrando na Alemanha onde, por igual, encontraremos belos exemplos dele.
Todavia bem menos influenciou a arquitetura italiana que ainda mantinha seu apego ao antigo estilo clássico ( a exceção foi a arquitetura lombarda, mais sujeita por razões geográficas às influencias transalpinas, como se verificou na construção da catedral de Milão).

A divisão do estilo gótico dá-se em quatro períodos:
I Periodo: século XII (1100-1200) chamado período de transição ou gótico primitivo. Ainda pouco elevado, o arco ogival ou quebrada é usado juntamente com o arco romântico. Ensaia-se o verticalismo procurando romper-se, ainda que com hesitação, com o horizontalismo do estilo românico. As fachadas das igreja e das catedrais passam a ser enriquecidas com escultura decorativas.
II Periodo: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um triângulo agudo. Acentua-se o verticalismo com o aperfeiçoamento e o uso constante da divisão da abóbada.Generaliza-se o uso do vitral ( o cinema do crente daquela época) e as fachadas assumem maior decorativismo e suntuosidade. É a época da construção das grandes catedrais que surgem por toda a Europa, tais como Notre Dame de Paris, a catedral da Chartres e a Catedral de Milão.
III Periodo: século XIV(1300-1400) chama-se gótico irradiante. O arco ogival perde a sua agudeza e passa ser formado por um triangulo eqüilátero. Suas nervuras decorativas constituem-se de elementos circulares. Atenua-se ligeiramente o verticalismo. As fachadas continuam recebendo suntuosa decoração.
IV Período: século XV(1400-1500) chama-se gótico flamejante ou flamboyant. O arco ogival é agora formado por um triangulo obtuso, tornando-se ainda menos agudo, tendendo ao horizontalismo. As nervuras contracuvas, surgem labaredas. Atenua-se acentuadamente o verticalismo. Fachadas profusamente decoradas.

Características gerais do estilo gótico.
1. Verticalismo
2. Arco quebrado ou ogival.
3. Abóbada de arcos cruzados.
4. O vitral
Pintura Gótica.
A pintura da Europa Medieval sofreu influência direta da pintura bizantina, sendo integralmente religiosa. Caracterizou-se pelo geometrismo, pelo estatismo e pelo abandomo da perspectiva e da proporção, tão comuns à arte clássica antiga. As figuras eram apresentadas em rígidas posições hierárquica, retrato vivo de uma época que pretendia se eternizar. A imagem do papa ou do imperador do Santo Império sempre era apresentada numa escala bem maior do que o restante dos integrantes da cúria ou da corte.
Havia uma enorme gama de artistas, todos anônimos, especializados em vitrais e retábulos assim como na pintura de murais. Todos estavam subordinados à orientações dos mestres-construtores, tais como os famosos Jean Le Loup, Jean D’Orbais, Robert de Luzarches ou Pierre Montereau. É característica de uma época que o período medieval foi uma época de apogeu do corporativismo, fazendo com que os autores não assinasse suas obras. Assim, pouco sabemos deles.
Lentamente, no período que alguns chamam de pré-renascimento, entre os séculos XIII e XV, os artistas libertam-se das corporações de ofício, passando a atender encomendas particulares, então alguns nomes tornaram-se conhecidos, com o do francês Jean Fouquet, ou dos italianos Cimabue e Giotto Bondone, Masaccio,Bernardo Daddi e Buffalmaco, que ficaram conhecidos como os mais famosos pintores do gótico tardio (se bem que muitos historiadores negam-se a classificá-los assim, preferindo a denominação de pré-renascentistas já mencionada acima).
Cada um deles tratou logo de formar a sua própria oficina (hoje denominamos de atelier), atraindo para trabalhar com eles uma leva de jovens aprendizes, muitos, por sua vez, tornando-se mais tarde mestres artistas.
Coube ao Renascimento, com sua revalorização do estilo greco-romano, terminar por sepultar o gótico de uma vez por todas. Houve ainda, em pleno século XIX, por força do gosto romântico, em meio à expansão da industrialização, um pequeno surto de construções no estilo gótico na Grã-Bretanha, chamado de neogótico ou Gótico Vitoriano, ocasião em que se projetou e construiu o prédio do Parlamento inglês, situado à beira do rio Tamisa.
Durante muito tempo, particularmente na época do Iluminismo, identificou-se o gótico como um estilo que lembrava uma época histórica dominada pelo fanatismo religioso e pela superstição, cenário tão bem retratado por Victor Hugo (na novela "Nossa Senhora de Paris").
Com o passar dos tempos, especialmente em época mais recente, houve uma revalorização do gótico, uma admiração pela sua concepção grandiosa da arquitetura e pelo seu esforço decorativo, aparecendo ao homem contemporâneo como um estilo-testemunho, uma marca impressionante da história da cultura ocidental.
ESCULTURA
As esculturas estão ligadas à arquitetura e se alongam para o alto, demonstrando verticalidade, alongamento exagerado das formas, e as feições são caracterizadas de formas a que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada, exercendo a função de ilustrar os ensinamentos propostos pela igreja..
ILUMINURA
Iluminura é a ilustração sobre o pergaminho de livros manuscritos (a gravura não fora ainda inventada, ou então é um privilégio da quase mítica China)
Durante o século XII e até o século XV, a arte ganhou forma de expressão também nos objetos preciosos e nos ricos manuscritos ilustrados. Os copistas dedicavam-se à transcrição dos textos sobre as páginas. Ao realizar essa tarefa, deixavam espaços para que os artistas fizessem as ilustrações, os cabeçalhos, os títulos ou as letras maiúsculas com que se iniciava um texto..
Da observação dos manuscritos ilustrados podemos tirar duas conclusões: a primeira é a compreensão do caráter individualista que a arte da ilustração ganhava, pois destinava-se aos poucos possuidores das obras copiadas, a segunda é que os artistas ilustradores do período gótico tornaram-se tão habilidosos na representação do espaço tridimensional e na compreensão analítica de uma cena, que seus trabalhos acabaram influenciando outros pintores.

Bibliografia
Hauser, Arnold – História Social da Literatura e da Arte.
Meiss, Millard – Pintura em Florencia y Siena después de la Peste Negra.
Yarza, Joaquin – Arte y Arquitectura en España (500- 1250).
Panowsky, Erwin – Arquitetura Gótica e Escolástica: sobre a analogia entre arte, filosofia e teologia na Idade Média.

5 comentários:

  1. http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

    ResponderExcluir
  2. http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica/

    ResponderExcluir
  3. http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=arte+g%C3%B3tica&revid=37315541&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=PmciTP_2DMH68AbX9LylBQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCMQsAQwAw

    ResponderExcluir
  4. Muito bom material, vou recomendar aos meus alunos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gizely estou fazendo um curso na faculdade de história da arte breve postarei mais conteúdos!

      Excluir