domingo, 6 de junho de 2010

Arte abstrata




A arte abstrata é um movimento artístico cujas obras possuem uma grande mistura de ideias, formando um carrossel holandês de imaginação. Com cores vivas, vibrantes e muita mistura, a arte abstrata conquistou o coração de muitos críticos, e hoje é considerada a arte do futuro e cada dia surgem mais artistas abstracionistas.
Embora muitas pessoas critiquem este tipo de arte, por acharem que as pinturas são um monte de riscos e sujeira, os críticos de artes elogiam a arte abstrata, por acharem que é um monte de riscos e sujeira.

Surgida há arte abstrata e conhecida também como Abstracionismo que é um movimento artístico que tem como principal característica a representação de muitas coisas em forma de salada de frutas, sopa de letrinhas, omelete ou strogonoff.

O abstracionismo é uma das formas de arte mais cultuadas atualmente, e com maior valor também. Existem obras da arte abstrata que valem milhões de dólares, como é o caso de A centopéia jantando com Adolf Hitler, criada pelo artista francês François Debruce. Criar obras abstratas não é fácil, e exigem perfeccionismo, criatividade e muito tempo disponível.

A arte abstrata não se resume apenas às pinturas. Esculturas, textos, música, cinema e outras formas artísticas também podem ser abstratas. Um exemplo disto é a música do artista Armandinho, que em suas letras totalmente abstratas consegue passar uma mensagem de abstratismo da abstratividade abstrativa.
A arte abstrata pode ser dividida em quatro fases: Mistura calma, mistureba, salada de repolho com chuchu e mistura misturada e batida no liquidificador. A mistura calma é o início da arte abstrata, quando o artista ainda não colocou toda a sua habilidade em retalhar ideias em sua obra. A mistureba é a mistura inicial um pouco mais abstratizada. Na terceira fase, a salada de repolho com chuchu, o autor já consegue transformar a ideia em um grande bolo de desenhos sem significado e na quarta fase, a mistura batida no liquidificador, o autor consegue colocar toda a ideia em um triturador e transformar em quadros, músicas ou qualquer outra coisa. Há ainda uma quinta fase, mas que não é considerada. Esta quinta fase é conhecida como arte lisérgica e só pode ser feita com o auxílio de alguns cogumelos noruegueses.
História da arte abstrata
Uma das primeiras criações abstratas, presente no parque australiano do Kakadu. Pintura do artista Tuga Uba, e representa o homem no combate contra as forças do mal.
Quando o homem ainda não era civilizado, ele já criava formas abstratas em suas cavernas. O homem já tinha a ideia de criar algo sem-noção e dar uma ideia por trás disto. O primeiro grande artista deste conceito, Tuga Uba, já criava grandes obras nas cavernas. Sua maior obra pode ser encontrada em uma caverna australiana no Kakadu. O nome da obra é desconhecida, mas sua beleza rara faz com que turistas do mundo todo façam excursões até o parque de Kakadu, para levarem uma lembrança fotográfica deste lugar.
Quando o homem tornou-se civilizado, a arte abstrata recebeu um toque mágico, onde alguns assuntos inexistentes (dragões, viagens ao desconhecido, Corinthians ganhando a Libertadores) foram transportados para as obras abstratas. A arte abstrata foi acompanhando o ritmo da evolução humana, e também teve sua evolução. Com a invenção da escrita, a arte abstrata foi também transformada em livros.
Na Idade Média, a arte abstrata foi proibida de ser feita pois a população achava que era obra do Demônio. Os artistas que eram pegos fazendo abstracionismo eram acusados de bruxaria e torturados. No ano 1300 houve uma grande caça aos artistas abstracionistas, e muitos artistos foram queimados. Esta caça à arte abstrata só teve fim no ano 1492, com a conquista do Paraíso. Após estes anos de sofrimento, os artistas abstracionistas puderam novamente criar suas obras, mas foram novamente acusados de bruxaria. Na América, no século XVI, os acusados de abstracionismo eram enforcados. Este genocídio abstracionista durou centenas de anos, até Dom Pedro I conseguir libertar os artistas.
O grande salto do abstracionismo foi em 1942, na Europa, quando um pintor chamado Adolf Hitler mostrou ao público sua arte abstrata. Este seria o divisor de águas do mundo abstrato. Vários artistas foram desabrochando depois disto. Foi nesta época que o Abstracionismo chegou ao Brasil e atualmente muitos artistas abstracionistas fazem sucesso.

Características do Abstracionismo.

A arte abstrata é a forma artística menos artística de todas, mas possui cores bem vivas. Muitas vezes as cores usadas são tão vivas que chegam a falar. As obras ganham uma vida também. Em alguns quadros abstracionistas, os riscos parecem lombrigas vivas. As obras abstracionistas devem ser bem abstratas, para que os admiradores possam entender coisa nenhuma. Esta é a caracteristica principal da arte abstrata - incompreensibilidade. Apesar disto, nem tudo que é difícil de entender é abstrato. As piadas do Zorra Total, por exemplo, apesar de ninguém entender, não chega a ser arte abstrata.
Para ser considerado abstrata, a obra deve ser bem abstrata. Isto é o básico. Para ser abstrata, a obra deve ser um emaranhado de cores e formas, mas com uma ideia por trás, o que também é básico. A obra pode ser bem riscada, mas deve ter uma ideia sagaz que envolva todos estes riscos. Além disso, não basta riscar, deve-se saber riscar. É preciso muita técnica para fazer rabiscos e melecas. Anos de treinamento são necessários para fazer a nobre arte do abstracionismo.

13 comentários: